quinta-feira, 20 de abril de 2017

Granola com Iogurte e Fruta

Pequeno-almoço de Rei, Almoço de Príncipe, Jantar de Pobre.

Esta é a velha máxima que, entretanto, já ganhou uns cabelos brancos. Quiçá nunca foi colocada em prática por ninguém. Excluamos as novelas brasileiras onde a Marineide está a pé desde às 3h30 para que, quando o patrão descer pela manhã, na mesa esteja tudo fresquinho e não caiba nem mais um alfinete entre o bolo de fubá e o suco de goiaba frescamente espremido.

O tempo, pela manhã, está contado ao minuto e a campainha da escola dos pequenos não se compadece com veleidades gastronómicas matinais. Quantidade não significa, claro está, qualidade. E, ao que parece, devemos mesmo é comer pequenas porções, vastas vezes.

 

Culturalmente, ao nível do “pequeno-almoçar”, temos o galão e a torradinha a pingar manteiga encrustados no nosso código genético. E folar torrado, na Páscoa. Não é nutricionalmente genial e contrasta, em estilo, com alguns países onde até uma feijoada viram pela manhã. O que, convenhamos, também não merece grande elogio. Talvez os torne mais altos do que nós. Provavelmente. Mas nós ganhamos por cabazada com o nosso bronze cor-de-galão. Temos 1001 receitas de bacalhau e o maior farol da Europa. O Ronaldo e o João Claro. E somos mais bonitos. Pumba.

 

Voltando ao pequeno-almoço, lá vamos ganhando alguma consciência. Já assimilámos que não precisamos de comer feijoada ou engolir 3 ovos crus à Rocky no pré-treino, e com uns brunchs mais completos ao fim-de-semana já damos um ar sofisticado. Isto se os pequenos não nos acordarem às sete da manhã, como é habitual. Também já percebemos que os Chocapics e as Estrelitas têm mais açúcar do que um jesuíta e um suspiro juntos, e evitamo-los. E já sabemos que o pão integral é mil vezes melhor e as sementes não são só para os periquitos. Vai um pequeno-almoço rápido, fácil, saboroso e muito nutritivo? Para o fim-de-semana ou para o dia-a-dia? Para miúdos e graúdos? Vamos embora!

 

Granola com Iogurte e Fruta!

Comprar Flocos de Aveia Grossos e Frutos Secos: nozes, avelãs, cajus, etc.

Espalhar num tabuleiro de forno. Numa frigideira ou tacho, colocar uma noz de manteiga e umas colheradas de mel que julguem suficientes para adoçar a quantidade de flocos. Basicamente, utilizem o olhómetro, não há medida certa. A manteiga servirá para tornar o mel mais líquido de forma a misturar-se  com os cereais, e dará um pouco de sabor. Não virá mal ao mundo.  

Espalhar o mel em fio pelos flocos de aveia e frutos secos, e dar uma misturadela.

Forno quente. Tudo vai rápido e convém não haver distrações. Uns segundos tornam o bestial em besta, por isso é estar por perto e, a meio, dar uma volta aos flocos para que tostem uniformemente. Vá, 10 minutitos e deve estar pronto.

O aroma na cozinha é fantástico. As grandes vantagens desta Granola prendem-se com o seu valor nutricional, o seu “sugarfree” apesar do mel, o preço e a durabilidade num frasco fechado. Podem fazer no fim-de-semana para a semana inteira!

Connosco, a parceria com iogurte grego magro e frutas tornou-se, imediatamente, um clássico que dá inúmeras possibilidades na hora de escolher. A canela é ótima parceira e a hortelã leva este pequeno-almoço completo e delicioso para um nível superior.

Experimentem e inventem alternativas com os vossos pequenos, em casa!

Bons pratos!

Sem comentários:

Enviar um comentário